GIAA



Este é o teu cantinho, onde verás esclarecidas as tuas dúvidas sobre temas que te interessam: o teu corpo, os teus sentimentos e emoções, enfim a tua sexualidade...


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quero fazer sexo, mas tenho medo que os meus pais descubram. O que fazer?

Tomar a decisão de ter relações sexuais é algo que tem de ser bem ponderado, pois é necessário estar consciente das consequências de tal acto. Há que estar devidamente informado/a e ser capaz de se responsabilizar por possíveis consequências que surjam desse relacionamento sexual. Se não fores capaz de assumir esta responsabilidade, deves deixar esta decisão para mais tarde, pois esta decisão deve ser tomada pelas duas pessoas, apenas quando têm maturidade para isso.
O medo dos pais, a insegurança, o receio, mostram que ainda não se está preparado para dar esse passo e assumir responsabilidades.
 

Tenho poucos pêlos. Serei normal?

Existem dois tipos de pêlos: o pêlo fetal ou lanugo, que é a pilosidade fina e clara, idêntica aos pêlos pouco desenvolvidos do adulto e denominados velus, e o pêlo terminal, que corresponde ao pêlo espesso e pigmentado, que compreende os cabelos, a barba, a pilosidade pubiana e axilar. O desenvolvimento dos pêlos é uma característica genética, pelo que depende dos genes herdados: em algumas pessoas os pêlos desenvolvem-se significativamente noutras não.
As pessoas são todas diferentes. O ser humano, ao longo da sua vida, passa por fases de desenvolvimento físico cujo ritmo difere de indivíduo para indivíduo. Se há adolescentes (rapazes) com mais pêlos, outros adolescentes, por comparação com estes, acham que têm poucos. Ora, esta situação não deve ser encarada como um problema. Há que dar tempo ao tempo e deixar o corpo desenvolver-se ao seu próprio ritmo.
No entanto, ambas as situações são normais.

Sexo sem amor é pecado?

"Bom, eu diria que isso depende da tua posição perante a vida. Se fores crente e acreditares no pecado, então saberás que provavelmente a tua religião (praticamente todas dizem o mesmo a este respeito) condena o acto sexual sem amor. De qualquer forma, o acto sexual deveria ser uma forma plena de expressar amor e carinho pela outra pessoa, ou seja é algo que obviamente resulta melhor se acontecer num contexto de entrega, afecto e sentimento pelo parceiro. Ao contrário, será apenas um acto de satisfação pessoal, digamos que uma espécie de dar amor, mas a si mesmo."
(Resposta elaborada pelo Psicólogo Escolar, José Carlos Ferreira)

Eu tenho 11 anos e tenho dúvidas sobre a sexualidade. A quem posso recorrer?

Dúvidas sobre a sexualidade são normais em qualquer idade. Os jovens devem procurar obter resposta conversando com adultos com quem se sintam à vontade - pais, professores, familiares, médicos, técnicos de saúde - que certamente saberão esclarecê-los. Caso não se sintam à vontade para dialogarem, podem pesquisar em livros, revistas, na internet, ou utilizando a caixa de dúvidas da escola. Hoje em dia não há razão para que as pessoas não sejam informadas de assuntos que lhe dizem directamente respeito.