GIAA



Este é o teu cantinho, onde verás esclarecidas as tuas dúvidas sobre temas que te interessam: o teu corpo, os teus sentimentos e emoções, enfim a tua sexualidade...


terça-feira, 7 de junho de 2011

Enfermeira na Escola

No próximo dia 16 de Junho, das 14h às 17h, a enfermeira Maria João Carneiro vai estar na nossa escola, no GIAA (Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno), para atendimento individual aos alunos. Se quiseres conversar com ela e esclarecer dúvidas sobre sexualidade é só apareceres no GIAA (que fica ao lado da sala 1.02), dentro deste horário.

Quando é que se torna perigoso tomar a pílula?


A pílula está contra - indicada, e por isso pode-se tornar perigosa, em caso de:
· Gravidez
· Neoplasia hormonodependente
· Hemorragia genital anormal sem diagnóstico conclusivo
· Tumor hepático ou doença hepática crónica
· Riscos de AVC, doença arterial cerebral ou coronária
· Mulheres como mais de 35 anos e fumadoras

Se a mulher sofrer de diabetes mellitus, depressão grave, epilepsia , cefaleia grave ou tiver varizes acentuadas, a pílula também se pode tornar perigosa, ao ser tomada sem acompanhamento médico.
A pílula, tal como qualquer medicamento, vem acompanhada de um desdobrável com informação - posologia - que se deve ler antes de tomar o medicamento. Caso a pessoa apresente sintomas que correspondam aos sintomas mencionados nos efeitos secundários, deve dirigir-se imediatamente ao médico.

O que é a pílula e para que serve?


A pílula é um método contraceptivo que, através da acção hormonal, inibe a ovulação*, evitando a gravidez.
Existem as pílulas de tipo combinado (COC) que contêm estrogénio e progestagéneo, que são duas hormonas. Existem ainda pílulas que contêm só progestagéneo (POC), que devem ser receitadas caso o estrogénio não seja recomendável.
Quando tomada correctamente, a pílula apresenta um elevado grau de eficácia no que toca a prevenir uma gravidez, no entanto não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis. As mulheres que tomam a pílula devem ser acompanhadas periodicamente por um médico.
Hoje, existem consultas de planeamento gratuitas e de acesso fácil aos jovens que pretendem usar a contracepção.

* Ovulação- Ocorre quando um ovócito maduro é libertado do ovário e lançado pela trompa de Falópio, encontrando-se assim disponível para ser fertilizado.